Missão Xavante conclui trabalho de assistência médica em 6 aldeias com 1.578 atendimentos

A ação dos ministérios da Defesa, da Saúde e da Justiça e Segurança Pública na região Centro-Oeste, levou assistência médica e insumos para auxiliar a população indígena em seis aldeias dos Polos Campinápolis e São Marcos

audio/mpeg 03-08-20 - ADALTO GOUVEIA MISSÃO XAVANTE.mp3 — 962 KB

Duração: 1m22s




Transcrição

A primeira fase da Missão Xavante chegou ao final neste domingo dia dois de agosto.

 

A ação dos ministérios  da Defesa, da Saúde e da Justiça e Segurança  Pública na região Centro-Oeste, levou assistência médica e insumos para auxiliar a população indígena em seis aldeias dos Polos Campinápolis e São Marcos.

 

A equipe de 24 profissionais de saúde das Forças Armadas atenderam indígenas da etnia Xavante entre os dias 28 de julho e 1º de agosto. 

 

 

Os indígenas receberam atendimento de  médicos clínicos gerais, ginecologistas obstetras, infectologista, pediatras, enfermeiros e técnicos de enfermagem, que reforçaram a atuação da saúde local realizada pelas Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena do Distrito Sanitário Especial Indígena Xavante.

 

 

Ao todo, foram 1.578 atendimentos realizados aos indígenas. Também foram distribuídos mais de 11 mil medicamentos, sendo a maioria para diabetes e hipertensão.

 

Durante a ação, também foram realizados exames de glicemia  e testes de COVID-19.