Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos atualiza cartilha com informações sobre abuso sexual contra crianças e adolescentes

A segunda versão do documento é publicada em alusão à Campanha Nacional Maio Laranja, da Secretaria Nacional dos Direitos de Crianças e Adolescentes.

audio/mpeg 04-05-2021_BOLETIM_MAIO LARANJA.mp3 — 2097 KB

Duração: 1m29s




Transcrição

Para fortalecer e subsidiar profissionais da rede de proteção a crianças e adolescentes, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos atualizou cartilha com informações sobre abuso sexual contra esse público.

Com novos dados, o documento ainda incentiva o registro da denúncia e sensibiliza as famílias brasileiras a respeito do tema.

A cartilha mostra, por exemplo, que o Disque 100 teve mais de 95  mil denúncias de violência contra crianças e adolescentes em 2020.

Os registros corresponderam a 368.333 violações e incluem violência física, psicológica, abuso sexual físico, estupro e exploração sexual.

Os dados são da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, responsável pelo serviço.

De acordo com a cartilha, de 2011 ao primeiro semestre de 2019, foram registradas mais de 200 mil denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes no Disque 100.

A segunda versão do documento é publicada em alusão à Campanha Nacional Maio Laranja, da Secretaria Nacional dos Direitos de Crianças e Adolescentes.

O objetivo é incentivar a realização de atividades para conscientizar, prevenir, orientar e combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes durante todo o mês de maio.

Da Rede Nacional De Rádio em Brasília