INSS: disponível sistema que permite benefício sem perícia presencial

Atestados e laudos médicos devem ser enviados pelo aplicativo MEU INSS. Medida vale para pedidos de benefício por incapacidade temporária, antigo auxílio-doença.

audio/mpeg 04-08-22 - E NOTICIA - ARIANE POVOA - PERICIA INSS JF.mp3 — 1144 KB

Duração: 1'13''




Transcrição

 

Já está disponível o sistema que permite aos segurados do INSS, Instituto Nacional do Seguro Social, entrar com o pedido de benefício por incapacidade temporária, o antigo auxílio-doença, sem a necessidade de passar por um atendimento pericial presencial.

O sistema foi disponibilizado nessa quarta-feira pelo Ministério do Trabalho e Previdência e o INSS. O segurado que desejar cadastrar a documentação deverá acessar o aplicativo MEU INSS pelo celular ou pelo endereço meu.inss.gov.br / Clicar em “Agendar Perícia” e, depois, em “Perícia Inicial”.

Caso os documentos médicos estejam conforme as orientações e o segurado queira o atendimento à distância, deverá clicar em “Sim” e, em seguida, em “Continuar”.

A concessão do benefício por meio de análise dos atestados somente será possível nas localidades em que o tempo entre o agendamento e a realização da perícia médica esteja superior a 30 dias.

A medida serve tanto para pedidos novos quanto para quem já está com perícias agendadas em datas futuras.