Aplicativo do Bolsa Família facilita acesso às informações sobre o programa

Fácil, rápida e gratuita, a ferramenta para celulares permite acompanhar o calendário de pagamento, os saques realizados e o extrato do benefício, além de orientações do Ministério da Cidadania

audio/mpeg 04-10-19 - APLICATIVO BOLSA FAMÍLIA.mp3 — 2899 KB

Duração: 2m03s




Transcrição

LOC: O combate à desigualdade entre as famílias brasileiras tem a tecnologia como aliada. Por meio de um aplicativo, beneficiários do programa Bolsa Família contam com mais facilidade no acesso às informações. Fácil, rápida e gratuita, a ferramenta para smartphones permite acompanhar o calendário de pagamento, os saques realizados e o extrato do benefício, além de orientações do Ministério da Cidadania. Isso com a vantagem do cidadão poder acessar tudo a qualquer hora, com apenas alguns toques no celular.

 

As informações disponíveis no aplicativo do Bolsa Família são as mesmas presentes no extrato de pagamento. O que também evita que quem recebe o benefício precise ir até uma agência da Caixa em busca de informações. É o que explica a diretora de Benefícios da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc), Caroline Paranayba.

 

SONORA: CAROLINE PARANAYBA - DIRETORA DE BENEFÍCIOS DA SENARC

3’05 Para esse público, a gente já transmite ali informações que diminuem o desgaste, por exemplo, de ir até um canal de pagamento da Caixa fora do seu calendário de pagamento.

 

LOC: O aplicativo é de responsabilidade da Caixa e foi desenvolvido em conjunto com a equipe do Bolsa Família do Ministério da Cidadania. Hoje, ele é usado por milhões de pessoas. Por meio dele, é possível saber qual o local para saque mais próximo da localidade do beneficiário. O app também evita deslocamentos desnecessários aos Centros de Referência de Assistência Social, os CRAS, conta Caroline.

 

SONORA: CAROLINE PARANAYBA - DIRETORA DE BENEFÍCIOS DA SENARC

3’49 Entre 8 e 9 milhões de pessoas que fizeram o download podem receber então essas informações de maneira mais prática, a partir do aplicativo, sem ter que (...) se deslocar a um canal da Caixa ou até o CRAS.

 

LOC: O Bolsa Família é voltado a famílias pobres e extremamente pobres do país. Os beneficiários recebem o dinheiro mensalmente e, em contrapartida, cumprem compromissos nas áreas de saúde e educação. Em setembro, 13,5 milhões de famílias brasileiras receberam o benefício.

 

Para saber mais sobre a política de transferência direta de renda, acesse cidadania.gov.br

 

Reportagem, Diego Queijo.