Catálogo de Escolas reúne informações sobre educação básica

Objetivo do catálogo lançado pelo Inep é suprir as necessidades de informação de pesquisadores, gestores educacionais das redes pública e privada, organizações da sociedade civil, imprensa, estudantes e seus familiares

audio/mpeg 04-11-19 - JOSE CARLOS - CATALOGO DE ESCOLAS.mp3 — 3153 KB

Duração: 1m20s




Transcrição

Informações sobre a educação básica brasileira podem ser encontradas no Catálogo de Escolas, recém-lançado pelo Inep, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

O objetivo do catálogo é suprir as necessidades de informação de pesquisadores, gestores educacionais das redes pública e privada, organizações da sociedade civil, imprensa, estudantes e seus familiares.

O catálogo é um recurso de pesquisa sobre oferta educacional das escolas brasileiras que participaram da última edição do Censo Escolar, coletado em 2018. A consulta pode ser feita a partir de recortes de interesse do usuário ou diretamente para uma escola, no site inepdata.inep.gov.br.

As opções da plataforma possibilitam consolidar dados por estado, município, por etapas de ensino ofertadas e porte da escola. Também dá para saber se o estabelecimento é estadual, municipal, federal ou privado, além de outras informações. Os resultados da pesquisa podem ser destacados do catálogo e exportados. 

A plataforma foi desenvolvida pela equipe da Diretoria de Estatísticas Educacionais do Inep, responsável por coletar e organizar as informações que são fornecidas ao Censo Escolar de cada instituição de ensino do país.