BID faz diagnóstico no abastecimento de oxigênio em Manaus

Na avaliação da equipe técnica que visitou a maior parte dos hospitais e unidades de saúde que atendem pacientes de covid-19, a rede de oxigênio e os aparelhos de suporte ventilatório, apresentam falhas no manuseio de equipamentos e procedimentos.

audio/mpeg 05-02-21 -É NOTICIA - BID - 1m13s - LUCIANO.mp3 — 1063 KB

Duração: 1m13s




Transcrição

Uma equipe técnica do Banco Iteramericano de Desenvolvimento, liderada por engenheiros clínicos, está em Manaus para fazer um diagnóstico do sistema de abastecimento de oxigênio nos hospitais da capital amazonense.

 

O Ministério da Saúde e governo do Amazonas estão atuando na resolução do problema, com uma série de medidas, e uma delas é o acompanhamento técnico de especialistas, para a adequação da rede.

 

Na avaliação da equipe técnica do BID que visitou a maior parte dos hospitais e unidades de saúde que atendem pacientes de covid-19, a rede de oxigênio e os aparelhos de suporte ventilatório, apresentam falhas no manuseio de equipamentos e procedimentos.

 

As falhas estão causando desperdício do oxigênio. No entanto, os engenheiros apresentaram às autoridades 10 sugestões para um plano de ação imediato.

 

Segundo eles, os problemas têm solução se forem adotadas as medidas sugeridas. A pedido do Ministério da Saúde, a equipe do BID deve permanecer em Manaus, para auxiliar na adoção das medidas sugeridas.

 

Da Rede Nacional de Rádio em Brasília, Luciano Barroso.