Brasil e Israel fecham acordo na área de segurança pública

A cooperação busca promover, desenvolver, otimizar e estreitar a parceria institucional na área de segurança pública nacional e de combate a organizações criminosas transnacionais.

audio/mpeg 05-04-19 - ROSAMELIA - ACORDO BRASIL-ISRAEL - VAL 10-04.mp3 — 1685 KB

Duração: 1m47s




Transcrição

Os governos do Brasil e de Israel assinaram um acordo para o intercâmbio de informações sobre segurança pública e sobre prevenção e luta contra o crime organizado.

Assinado em Jerusalém durante visita oficial do presidente Jair Bolsonaro, a cooperação bilateral busca promover, desenvolver, otimizar e estreitar a parceria institucional na área de segurança pública nacional e de combate a organizações criminosas transnacionais.

Para obter resultados mais eficientes, os dois países devem colaborar no cumprimento das leis contra o crime organizado e outros crimes severos; prevenção de ilícitos, investigação e inteligência policial; segurança cidadã; deveres policiais especializados; inteligência policial; segurança no uso da tecnologia da informação e comunicações; práticas de governança em situações de crise ou emergência; indústrias, tecnologias e serviços aplicados à segurança pública; proteção de instalações; além de análises criminais e forenses.

As autoridades competentes para a execução desse acordo serão o Ministério da Justiça e Segurança Pública do Brasil e Ministério da Segurança Pública de Israel. As partes devem estabelecer um grupo de trabalho conjunto, encarregado de avaliar a execução do acordo; discutir os futuros campos e fases de cooperação; e desenvolver e aprovar os programas de cooperação.