Anatel garantirá até junho a migração de 364 rádios da faixa de frequência AM para a de FM

A migração das rádios que operam em AM para a faixa de FM possibilita um sinal com menos ruídos e interferências.

audio/mpeg 05-04-21- É NOTICIA - RADIOS AM.mp3 — 1513 KB

Duração: 1m37s




Transcrição

Até o final de junho, a Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, deve garantir as frequências necessárias à migração de 364 rádios da faixa de frequência AM para a de FM.  

No dia 23 de março, a Anatel publicou alteração no Plano Básico de Distribuição de Canais de Radiodifusão Sonora em Frequência Modulada, que possibilita a migração de 44 rádios.

Em relação às 73 rádios que dependem de coordenação internacional por estarem em regiões de fronteira, os acordos estão sendo realizados com as agências reguladoras dos respectivos países.

A expectativa da Anatel é que parte desses processos administrativos seja concluída até maio, com exceção dos que precisam de coordenação com o Mercosul, região mais populosa de fronteira e com a presença mais intensa de emissoras de ambos os lados. Esses processos devem ser concluídos até o fim do primeiro semestre.

A migração das rádios que operam em AM para a faixa de FM permite um sinal com menos ruídos e interferências.

O Grupo de Trabalho sobre o tema, coordenado pela Anatel com a participação do Ministério das Comunicações, da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão, a Abert, e da Associação Brasileira de Rádio e Televisão, Abratel, ainda avalia mais 247 solicitações de migração de rádios.

Da Rede Nacional de Rádio em  Brasília