ICMBIO reabre o Parque Nacional do Itatiaia

Localizado na Serra da Mantiqueira, o parque reabre de forma gradual após meses fechado em decorrência da pandemia de coronavírus.

audio/mpeg 06-08-2020_BOLETIM_PARQUE ITATIAIA - REABERTURA.mp3 — 2086 KB

Duração: 1m28s




Transcrição

Os turistas já podem voltar a visitar uma das mais importantes atrações naturais do Brasil. 

 

 

O Parque Nacional do Itatiaia, localizado na Serra da Mantiqueira, reabre de forma gradual após meses fechado em decorrência da pandemia de coronavírus. 

 

Criado em 1937, foi o primeiro Parque Nacional do Brasil e é um importante atrativo turístico da região onde está situado, que abrange os estados de Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.

 

 

A retomada das atividades será feita a partir da adoção de protocolos de prevenção estabelecidos por órgãos oficiais de saúde e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

 

As medidas foram baseadas em três frentes de atuação: sociais, sanitárias e operacionais, que estabelecem o distanciamento físico, a desinfecção dos ambientes e ações restritivas para a prevenção de contágio da Covid-19.

 

A maior parte dos atrativos terá restrições quanto ao fluxo de visitação e, em todos os locais, os visitantes deverão manter o distanciamento mínimo de dois metros e usar, obrigatoriamente, máscaras de proteção. 

 

Para evitar aglomerações, o tempo de permanência de cada atrativo será controlado. A direção do parque aconselha que os ingressossejam comprados pela internet, para evitar aglomerações.