IBAMA promove megaoperação de combate ao desmatamento ilegal na Amazônia

Operação Amazônia Soberana mobiliza 165 agentes ambientais federais para realizar autuações, embargos e apreensões em sete estados - Acre, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Roraima.

audio/mpeg 07-06-19 - ROSAMELIA- AMAZONIA SOBERANA - VAL 10-06.mp3 — 3331 KB

Duração: 1m46s




Transcrição

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) iniciou nesta semana megaoperação de combate ao desmatamento ilegal na Amazônia. Dezessete equipes de fiscalização inspecionam as áreas.

 

A ação faz parte da programação da Semanal do Meio Ambiente

 

A Operação Amazônia Soberana mobiliza 165 agentes ambientais federais, o maior efetivo já reunido em uma missão, para realizar autuações, embargos e apreensões em sete estados - Acre, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Roraima.

 

A iniciativa tem apoio de 125 policiais militares e civis, que também contribuem para a aplicação de medidas penais aos infratores.

 

Oitenta e cinco carros e cinco helicópteros são usados nas ações. O objetivo é esquadrinhar as regiões com maior concentração de ilícitos para conter a expansão dos danos ambientais.

 

Além das ações ostensivas, o Ibama reforçará operações remotas baseadas no cruzamento de dados gerados por satélite com informações de bases cadastrais. O desflorestamento ilegal pode resultar em multa, responsabilização penal e obrigação de reparar os danos causados ao meio ambiente.