Provas do Encceja serão aplicadas hoje (8) e amanhã em presídios e unidades de internação

Responsáveis pedagógicos de 870 unidades prisionais e socioeducativas inscreveram 98 mil participantes, entre jovens e adultos

audio/mpeg 08-10-19 - ROSAMELIA - ENCCEJA-PPL - VAL 08-10.mp3 — 1579 KB

Duração: 1m41s




Transcrição

As provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos que cumprem Penas Privativas de Liberdade (Encceja Nacional PPL) serão aplicadas nesta terça e quarta-feira.

 

O exame é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com o Departamento Penitenciário Nacional, vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

 

Os responsáveis pedagógicos de 870 unidades prisionais e socioeducativas inscreveram 98 mil participantes, entre jovens e adultos.

 

São Paulo é a cidade que concentra o maior número de inscritos, um total de dois mil 757 pessoas privadas de liberdade ou em cumprimento de medidas socioeducativas.

 

O exame é realizado em instituições que firmaram o Termo de Adesão, Responsabilidade e Compromisso com o Inep.

 

O participante que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação tem direito à Certificação de Conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio.

 

Já o participante que conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas ou em mais de uma, mas não em todas, tem direito à Declaração Parcial de Proficiência.