Sus garante teste e tratamento para a Sífilis

Para descobrir se está infectado, basta fazer o teste rápido gratuito na unidade de saúde mais perto de casa.

audio/mpeg 09-06-2021_BOLETIM_ COMBATE À SÍFILIS.mp3 — 2224 KB

Duração: 1m35s




Transcrição

A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível que tem cura. Para descobrir se está infectado, basta fazer o teste rápido gratuito na unidade de saúde mais perto de casa. 

 

O exame, disponível pelo Sistema Único de Saúde, também detecta HIV, hepatite B e hepatite C. Se não tratada a tempo, a sífilis traz sérias consequências para a saúde, podendo, inclusive, ser fatal.

 

 

Prático e rápido, o teste é realizado por profissionais de saúde, que tiram apenas uma gota de sangue da ponta do dedo do paciente para análise do material. 

O resultado é disponibilizado em até 30 minutos. É simples, rápido, gratuito e seguro.

 

 

O tratamento, também disponível na rede pública, é feito com o antibiótico penicilina benzatina, um medicamento seguro. Para que a infecção seja totalmente eliminada, o paciente não pode abandonar o tratamento antes do fim.

 

Entre as infecções sexualmente transmissíveis mais comuns no mundo, a sífilis é causada pela bactéria Treponema Pallidum e pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios. 

 

No início, pode ser imperceptível e, em alguns estágios, apresentar feridas que desaparecem sozinhas, causando a falsa sensação de cura.

 

 

Mesmo assintomática, quando não há sinais visíveis, a pessoa continua transmitindo a bactéria. 

 

O indicado é realizar o teste com frequência para diagnosticar a infecção ainda no início e não sofrer com os sintomas e consequências mais graves.

 

 

Da Rede Nacional de Rádio em Brasilia