Novo lote da vacina contra a Covid-19 da Pfizer começa a ser distribuído no Brasil

A partir de hoje, 1 milhão e 200 mil doses começam a ser entregues aos Estados e o Distrito Federal.

audio/mpeg 10-05-2021_BOLETIM_VACINA PFIZER.mp3 — 2161 KB

Duração: 1m32s




Transcrição

Mais um lote com 1 milhão 120 mil doses da vacina Covid-19 da Pfizer/BioNTech começa a ser distribuído pelo Ministério da Saúde a partir desta segunda-feira (10), aos estados e o Distrito Federal.

As doses são destinadas para a primeira aplicação em pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas, e pessoas com deficiência permanente.

A logística de distribuição foi montada levando em conta as suas condições de armazenamento. No Centro de Distribuição do Ministério da Saúde, em Guarulhos, as doses estão armazenadas a uma temperatura negativa entre 90° a 60° graus.

Ao serem enviadas aos estados, as vacinas estarão expostas à temperatura de -20° graus negativos. Nas salas de vacinação, onde a refrigeração é de 2 a 8° graus positivos, as doses precisam ser aplicadas em até cinco dias.

Em função disso, o Ministério da Saúde orienta que a vacinação com o imunizante da Pfizer seja realizada apenas em unidades de saúde das capitais, de forma a evitar prejuízos na vacinação e garantir a aplicação da primeira e segunda doses com intervalo de 12 semanas entre uma e outra.

A estratégia de distribuição de vacinas Covid-19 é revisada semanalmente em reuniões entre os governos federal, estaduais e municipais, observando as confirmações do cronograma de entregas por parte dos laboratórios.

Da Rede Nacional de Rádio em Brasília