Dois hospitais universitários vão participar dos testes da vacinação chinesa contra a covid 19
10-07-2020_BOLETIM_HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS TESTES VACINA CONTRA COVID 19.mp3
— 1930 KB
Duração: 1m21s
Transcrição
O Hospital Universitário de Brasília e o Complexo Hospital das Clínicas, em Curitiba, vão participar da terceira fase de testes de uma vacina produzida na China contra a Covid-19.
Essa pesquisa é coordenada no Brasil pelo Instituto Butantan.
Esses hospitais vão fazer parte de 12 centros de pesquisa brasileiros responsáveis por testar, em larga escala, a segurança e eficácia do produto, chamado inicialmente de CoronaVac.
Inicialmente, a vacina será testada em aproximadamente nove mil profissionais da saúde que estão lidando diretamente com o enfrentamento à pandemia, com maior exposição ao coronavírus.
A parceria internacional entre Brasil e China também prevê a troca de conhecimento e tecnologia para a produção em larga escala por meio do Instituto Butantan e Sinovac, empresa chinesa responsável pela pesquisa internacional.
Nas duas primeiras fases, o laboratório chinês testou a vacina em aproximadamente mil voluntários chineses. Aplicada em animais, a vacina se mostrou promissora.
De acordo com a pesquisadora Sônia Raboni, coordenadora da pesquisa no Complexo Hospital das Clínicas, em Curitiba, os resultados dos testes no Brasil devem sair entre o final deste ano e janeiro de 2021.