Ibama aplica mais de R$ 45 milhões em multas por exploração ilegal de madeira no Mato Grosso

As ações realizadas entre os meses de maio e julho de 2020 tinham como objetivo atacar e neutralizar as frentes de exploração de madeira, desmatamento, grilagem e lavras minerais em terras da União, assentamentos e terras indígenas

audio/mpeg 10-08-2020_BOLETIM_IBAMA MATO GROSSO - APLICAÇÃO DE MULTAS POR EXPLORAÇÃO FLORESTAL E TRANSPORTE ILEGAL DE MADEIRA.mp3 — 1857 KB

Duração: 1m19s




Transcrição

O Ibama aplicou mais de R$ 45 milhões de reais em multas  por exploração florestal e transporte de madeira ilegal no Mato Grosso.

 

As ações realizadas entre os meses de maio e julho de 2020 tinham como objetivo atacar e neutralizar as frentes de exploração de madeira, desmatamento, grilagem e lavras minerais em terras da União , assentamentos e terras indígenas.

 

Nos últimos três meses, além dos 94 Autos de Infrações aplicados, também foram embargadas 48 áreas por estarem sofrendo desmatamento ilegal.

 

 

Foram apreendidos 66 motores estacionários, 29 acampamentos, 18 motos, 10 escavadeiras elétricas, 10 tratores, 9 caminhões, 9 motoserras, 9 construções de madeira, 3 caminhonetes, 2 armas de fogo, 1 balsa garimpeira, 1 pá carregadeira, 3kg de mercúrio e 1.250 metros cúbicos de madeira. 

 

 

Além disso, foram neutralizadas 38 frentes de desmatamento e lavra mineral, 3 de exploração ilegal de madeira e 8  de desmatamento, grilagem e invasão.