Campanha para Prevenção à Obesidade Infantil será lançada hoje

Segundo o Ministério da Saúde, a estimativa é que, no Brasil, 6 milhões e 400 mil crianças tenham excesso de peso e 3 milhões e 100 mil evoluíram para obesidade.

audio/mpeg 10-08-2021_BOLETIM_ OBESIDADE INFANTIL.mp3 — 2420 KB

Duração: 1m43s




Transcrição

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, lança, nesta terça-feira (10), a Campanha Nacional para Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil.

Segundo o Ministério da Saúde, a estimativa é que, no Brasil, 6 milhões e 400 mil crianças tenham excesso de peso e 3 milhões e 100 mil evoluíram para obesidade.

A obesidade infantil afeta 13,2% das crianças entre 5 e 9 anos acompanhadas no Sistema Único de Saúde e pode trazer consequências preocupantes ao longo da vida. Nessa faixa etária, 28% das crianças apresentam excesso de peso, um sinal de alerta para o risco de obesidade ainda na infância ou no futuro.

Entre os menores de 5 anos, o índice de sobrepeso é de 14,8, sendo que 7% já apresentam obesidade. Os dados são de 2019, baseados no Índice de Massa Corporal de crianças que são atendidas na Atenção Primária à Saúde.

O Ministério da Saúde elaborou um guia alimentar para crianças brasileiras menores de 2 anos. O objetivo é combater o consumo de alimentos ultraprocessados, bebidas adoçadas e salgadinhos de pacote ou biscoitos salgados.

Com 12 passos para uma alimentação saudável, o guia traz dicas como a amamentação exclusiva até os 6 meses e complementação até 2 anos ou mais; não expor as crianças de até 2 anos ao açúcar nem a alimentos ultraprocessados, oferecer a mesma comida de toda a família e proteger a criança da publicidade de alimentos.

Da Rede Nacional de Rádio em Brasília