Refinaria de Duque de Caxias (RJ) completa 60 anos em operação

Terceira maior refinaria do país, com capacidade para processar 252 mil barris de petróleo por dia, e a mais complexa da Petrobras, a Reduc tem 43 unidades de processo distribuídas em uma área de 13 quilômetros quadrados, que produzem mais de 50 tipos de derivados.

audio/mpeg 10-08-2021_BOLETIM_REDUC-REFINARIA DE DUQUE DE CAXIA.mp3 — 1946 KB

Duração: 1m23s




Transcrição

A Refinaria Duque de Caxias, a Reduc, completa em 2021 60 anos de operação. Terceira maior refinaria do país, com capacidade para processar 252 mil barris de petróleo por dia, e a mais complexa da Petrobras, a Reduc tem 43 unidades de processo distribuídas em uma área de 13 quilômetros quadrados, que produzem mais de 50 tipos de derivados.

Com uma logística interligada às rotas de escoamento do pré-sal e a diversos terminais, e localização próxima a importantes mercados consumidores, é responsável por cerca de 80% da produção nacional de lubrificantes, além de ser um dos principais polos de produção e distribuição de GLP do Brasil.

A refinaria tem cerca de 1.200 empregados próprios e 1.800 funcionários de empresas contratadas para realização de serviços de rotina, além de vagas de emprego temporário em obras de modernização e paradas de manutenção.

A Reduc é uma das cinco refinarias que vão permanecer no portfólio da Petrobras após os desinvestimentos previstos no parque de refino.

Atualmente, a companhia realiza uma série de investimentos na unidade com o objetivo de prepará-la para atuar em um mercado de refino aberto, mais competitivo e em transição para uma economia de baixo carbono.

Da Rede Nacional de Rádio em Brasília