Governo Federal vai implantar tecnologias de produção de biogás em 4 estados

Objetivo é ampliar o fornecimento de tecnologias para integração produtiva na Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará.

audio/mpeg 11-01-2021_BOLETIM_PRODUÇÃO DE BIOGÁS .mp3 — 1835 KB

Duração: 1m18s




Transcrição

O Governo Federal vai implantar tecnologias de produção de biogás para fortalecer agroindústrias de médio e pequeno porte em quatro estados. 

 

O objetivo é ampliar o fornecimento de tecnologias para integração produtiva na Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará. 

 

 

Para isso, serão implantadas seis unidades pilotos de produção de biogás, adaptadas para empreendimentos agroindustriais de médio e pequeno porte. 

 

O repasse será de R$ 550 mil reais e o projeto terá dois anos de vigência.

 

A parceria possibilitará o acesso a tecnologias de melhorias de processo a partir da reutilização dos resíduos gerados nos processos produtivos, contribuindo para minimizar custos operacionais. 

 

As unidades são sistemas que integram o aproveitamento de biomassa para a produção de biogás e para a geração de energia solar fotovoltaica, tornando o sistema autossuficiente para geração, purificação e compressão de biogás.

 

 

A energia gerada pelo módulo fotovoltaico poderá ser utilizada também para o funcionamento de equipamentos necessários às atividades produtivas da propriedade onde o sistema for instalado.