Melhora a qualidade dos serviços de distribuição de energia no Brasil

Em 2020 foi registrado o melhor resultado histórico, conforme dados da Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica.

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Transcrição

A qualidade dos serviços de distribuição de energia elétrica no Brasil alcançou em 2020 o melhor resultado histórico, conforme dados da Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica.

Seguindo tendência de queda nos últimos anos, o serviço de fornecimento de eletricidade permaneceu disponível por 99,87% do tempo, na média do Brasil, ao longo do ano passado.

Os consumidores ficaram apenas cerca de 11 horas em média sem energia no ano, o que representa uma redução de 10,51% em relação a 2019.

A frequência das interrupções se manteve em trajetória decrescente, reduzindo de 6,69 interrupções em 2019 para 6,03 interrupções em média em 2020, o que significa melhora de 9,87% no período.

Os dois indicadores em 2020 ficaram abaixo dos limites estabelecidos pela Aneel. Já a média de tempo sem energia ficou abaixo do limite pela primeira vez, nos últimos 10 anos.

O avanço é resultado de ações executadas pela Aneel, entre elas as novas regras de qualidade do fornecimento nos contratos de concessão das distribuidoras e a adoção de planos de resultados para as distribuidoras que apresentavam mau desempenho.

A agência também criou compensações financeiras aos consumidores, aumentou as fiscalizações e definiu limites de interrupção decrescentes para as concessionárias.

Da Rede Nacional de Rádio em Brasília