Fiocruz já disponibilizou 30 milhões de doses da vacina da Astrazeneca

Atualmente a Fundação Oswaldo Cruz é responsável por 40% das vacinas disponíveis contra a Covid-19 no Programa Nacional de Imunizações.

audio/mpeg 11-05-2021_BOLETIM_ PRODUÇÃO DE VACINAS FIOCRUZ.mp3 — 2118 KB

Duração: 1m30s




Transcrição

Com 30 milhões de doses disponibilizadas ao Ministério da Saúde, a Fiocruz, após dois meses de entregas, é hoje responsável por 40% das vacinas disponíveis contra a Covid-19 no Programa Nacional de Imunizações.

Designada pela Organização Mundial da Saúde como referência em Covid-19 nas Américas, a Fiocruz também tem atuado em outras frentes na pandemia, com a produção de testes diagnósticos, instalação de unidades de testagem, que hoje respondem por, aproximadamente, 50% dos diagnósticos realizados no Brasil; e na construção de um centro hospitalar de referência, sendo a segunda maior unidade de terapia intensiva dedicada a pacientes com Covid-19 no Brasil.

Outra iniciativa foi a criação de uma rede genômica para mapeamento da circulação do vírus; pesquisa e desenvolvimento de novas vacinas; participação em estudos clínicos tanto de vacinas, como de medicamentos, incluindo a coordenação do estudo Solidarity no Brasil, junto à OMS; e o monitoramento constante, com publicações de boletins e informações produzidas por seus especialistas e corpo técnico.

O processo de transferência de tecnologia está em curso e a planta industrial destinada à produção do Ingrediente Farmacêutico Ativo está pronta e foi certificada pela Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Da Rede Nacional de Rádio em Brasília