ONU reconhece boas práticas da produção da agropecuária nacional

A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima publicou relatório em abril deste ano sobre o sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta com baixa emissão de carbono desenvolvida no país.

audio/mpeg 11-05-2021_BOLETIM_ PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL .mp3 — 2787 KB

Duração: 1m59s




Transcrição

O sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta com baixa emissão de carbono traz bons  resultados para a produção sustentável da agropecuária brasileira.

O reconhecimento desse trabalho vem pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima em relatório publicado em abril deste ano.

A convenção é o tratado internacional resultante da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento.

No documento, que faz referência ao Brasil, são citados o sistema integração-lavoura-pecuária floresta como responsável por contribuir com a segurança alimentar e o desenvolvimento socioeconômico; a agricultura de precisão e a tecnologia baseada em ciência, que elevaram a produtividade e reduziram em 50% o preço dos alimentos, contribuindo com a segurança alimentar, o desenvolvimento sustentável e a renda dos agricultores.

O relatório da Convenção do Clima destacou ainda que a produtividade brasileira aumentou 386% e a área agrícola apenas 83%, o que significa a preservação de 120 milhões de hectares de floresta.

O texto da ONU destaca que para atingir esse cenário positivo o Brasil investiu em políticas públicas relevantes e tecnologia de base científica.

O documento ressalta, ainda, a promoção da agricultura baseada na intensificação sustentável; a inovação tecnológica; a adaptação às mudanças climáticas; e a conservação dos recursos naturais.

O Brasil tem buscado oportunidades de cooperação, intercâmbio de conhecimento e apoio multilateral como estratégia para promover o desenvolvimento sustentável e a segurança alimentar.

Um exemplo é o Plano ABC, sigla para Agricultura de Baixa Emissão de Carbono, que é referência na adoção de tecnologias para a produção com o compromisso de redução de gases de efeito estufa.

Da Rede Nacional De Rádio em Brasília