Esquadrilha da Fumaça faz apresentação para comemorar 47 anos de Itaipu

Os aviões vão realizar manobras especiais sobre a Ponte da Amizade, as Cataratas do Iguaçu e o Marco das Três Fronteiras.

audio/mpeg 11-05-2021_BOLETIM_ANIVERSÁRIO ITAIPU .mp3 — 2077 KB

Duração: 1m28s




Transcrição

Nos 47 anos de criação da Itaipu Binacional, a Esquadrilha da Fumaça fará  uma apresentação inédita, nesta terça-feira (11), sobrevoando a usina com manobras especiais e formando frases no céu. O espetáculo ocorre a partir das 3 e meia da tarde.

Em função da pandemia da Covid-19, não haverá solenidade. O público poderá assistir à apresentação nos perfis da Usina Itaipu nas redes sociais.

Durante a apresentação da Esquadrilha da Fumaça em Foz do Iguaçu, os pilotos vão passar sobre a Ponte da Amizade, as Cataratas do Iguaçu e o Marco das Três Fronteiras.

Órgãos de controle do espaço aéreo paraguaio e argentino concederam autorizações especiais para que os aviões possam sobrevoar a região.

Os 47 anos da Itaipu Binacional serão completados na próxima segunda-feira, 17 de maio.

Em 1974, nesta data, o Brasil e o Paraguai constituíram a empresa binacional Itaipu, para gerenciar a obra e administrar o empreendimento hidrelétrico.

A obra mudou o perfil econômico da região Oeste do Paraná, que se tornou mais industrializada e, ainda hoje, Itaipu desempenha papel fundamental no desenvolvimento regional, tanto no Brasil, quanto no Paraguai.

A usina responde por 11% do consumo de energia elétrica de todo o mercado nacional e aproximadamente 90% do paraguaio.

Da Rede Nacional de Rádio em Brasília