Governo lança programa para fabricação de 13 satélites

Desenvolvido pela Agência Espacial Brasileira, o programa prevê uma “constelação de satélites” que vão ajudar o Brasil a monitorar o clima, a fim de prevenir desastres naturais e aperfeiçoar o processo de agricultura de precisão.

audio/mpeg 12-05-2021_BOLETIM_SATÉLITES.mp3 — 1627 KB

Duração: 1m09s




Transcrição

O governo federal criou o Programa Constelação Catarina e o Consórcio Catarina, para fabricação de 13 satélites.

Desenvolvido pela Agência Espacial Brasileira, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, o programa prevê uma “constelação de satélites” que vão ajudar o Brasil a monitorar o clima, a fim de prevenir desastres naturais e aperfeiçoar o processo de agricultura de precisão.

O Programa Constelação Catarina compreende uma série de iniciativas voltadas para o desenvolvimento de sistemas espaciais baseados no uso de nanossatélites, que se complementam por meio do compartilhamento colaborativo de infraestruturas espaciais, de conhecimento, de dados, de serviços e de aplicações espaciais.

O Consórcio Catarina é formado por um conjunto de entidades que vão atuar de forma coordenada nas atividades do programa. O objetivo é atender prioritariamente os setores agropecuário e de defesa civil.

Da Rádio Nacional de Rádio Em Brasília