Onda de frio intenso chega ao país no domingo (15)

O alerta é da Defesa Civil. A previsão é que as baixas temperaturas devam atingir as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte.

audio/mpeg 12-05-2022 - E NOTICIA - MARCIA DIAS - ONDA DE FRIO.mp3 — 1284 KB

Duração: 1'22"




Transcrição

 

A Defesa Civil alerta para uma onda de frio intenso que deve chegar ao país neste domingo, dia 15. A baixa temperatura é causada por uma massa de ar frio polar, que vai avançar pela Região Sul e influenciar o clima das Regiões Sudeste, Centro-oeste e Norte ao longo da semana, segundo o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres.

 

Na região Sul, devem ser registradas temperaturas negativas e geadas generalizadas, com possibilidade de neve entre segunda-feira (16) e terça-feira (17) nas serras gaúcha e catarinense.

 

No Sudeste, a previsão é de frio intenso, a partir de segunda-feira (16), em São Paulo e no sul e sudoeste de Minas Gerais, com possibilidade de geada no estado até o dia 23 de maio. O mesmo deve ocorrer na região Centro-Oeste, que também tem previsão de geada para o sul do Mato Grosso do Sul. Na Região Norte, as baixas temperaturas devem atingir os estados do Acre e de Rondônia.

 

A Defesa Civil recomenda que as pessoas mantenham-se bem agasalhadas, bebam bastante água e evitem locais fechados para evitar gripes, resfriados, pneumonia entre outras doenças. Nas noites com temperaturas mais baixas é recomendável abrigar animais domésticos.

 

Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília, Márcia Dias.