Operação combate fraude milionária na merenda escolar em cidades do Pará

Estão sendo cumpridos 23 mandados de busca e apreensão, 10 de prisão preventiva e quatro de prisão temporária nos municípios de Belém e região metropolitana, Capanema, Peixe-Boi, Cachoeira do Piriá, Bragança e Garrafão do Norte

audio/mpeg 12-12-19 - AMERICA MELO - DESVIO DINHEIRO MERENDA.mp3 — 1880 KB

Duração: 1m20s




Transcrição

A Controladoria-Geral da União, a Polícia Federal e a Receita Federal realizam, nesta quinta-feira (12), no Estado do Pará, a Operação Vissaium para combater fraude milionária na merenda escolar no Pará.

 

A ação conjunta se destina a combater a atuação de organização criminosa que controla 11 empresas contratadas irregularmente por 10 prefeituras do Pará, que receberam mais de R$ 40 milhões desde 2013.

 

Segundo a investigação, a organização criminosa teria desviado grandes somas de dinheiro público de municípios paraenses mediante a criação de empresas de fachada utilizadas para fraudar licitações e contratos.

 

A maior parte dos recursos envolvidos seria proveniente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), sobretudo da merenda escolar, mas também foram identificados pagamentos com recursos da Saúde e Assistência Social.

 

 

Estão sendo cumpridos 23 mandados de busca e apreensão, 10 de prisão preventiva e quatro de prisão temporária nos municípios de Belém e região metropolitana, Capanema, Peixe-Boi, Cachoeira do Piriá, Bragança e Garrafão do Norte.