Plataforma vai ajudar estudantes na escolha de cursos técnicos

Chamada SouTec, a ferramenta, desenvolvida pelo Ministério da Educação, teve o pré-lançamento na Feira Bett Brasil 2022, em São Paulo. Ela vai funcionar como uma espécie de teste vocacional.

audio/mpeg 13-05-22 - E NOTICIA - AMERICA MELO - SOUTEC.mp3 1.mp3 — 1447 KB

Duração: 01'10"




Transcrição

O Ministério da Educação fez nesta quinta-feira (12), na feira Bett Brasil 2022, o pré-lançamento do aplicativo SouTec.

 

Trata-se de uma ferramenta que pretende estimular estudantes brasileiros a escolherem um curso técnico sob medida de acordo com cada perfil de interesse. O anúncio foi feito no evento que acontece em São Paulo, durante palestra ministrada pelo secretário de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), Tomás Sant´Ana.

 

No SouTec, o estudante deverá responder questões que avaliam suas preferências relacionadas a atividades de trabalho. Quando terminar, terá acesso a um resumo e a um relatório completo explicando qual é o perfil vocacional. 

Com foco nos quase 12 milhões de estudantes que estão nos anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano), a solução tecnológica foi desenvolvida por um grupo de especialistas em computação aplicada à educação, vinculados ao Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais da Universidade Federal de Alagoas.

 

O aplicativo será lançado ainda neste ano pelo MEC.

 

Da Rede Nacional de rádio em Brasília