Petrobras lança Desafio de Robótica

Competição tem dois mil estudantes inscritos e simula atividades em ambiente de exploração e transporte de petróleo e gás natural.

audio/mpeg 13-10-2021_BOLETIM_ DESAFIO ROBÓTICA.mp3 — 2652 KB

Duração: 1m53s




Transcrição

A Petrobras lançou o “Desafio de Robótica”  para estimular o estudo e o desenvolvimento de drones, equipamentos inteligentes  autônomos voadores, na área de petróleo e gás natural. 

 

O Desafio foi  lançado na RoboCup Brasil, o maior evento relacionado à robótica do país, com dois mil estudantes inscritos.

 

O evento ocorre em formato online, até o próximo sábado , 16 de outubro, com acesso gratuito e transmitido ao vivo no canal da Competição Brasileira de Robótica e da RoboCup Brasilno Youtube. 

 

A competição é dividida em categorias, nas quais os robôs são desafiados a executar tarefas sem qualquer intervenção humana.

 

A competição simula atividades em ambiente de exploração e transporte de petróleo e gás natural e foi desenvolvido pelo Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobras com a RoboCup Brasil. 

 

A arena virtual da competição foi aperfeiçoada e reproduz de forma ainda mais realista o cenário offshore. Ela simula o ambiente de dutos petrolíferos, com plataformas marítimas com bases suspensas de pousos e decolagens, base terrestre costeira e bases terrestres avançadas. Em cada uma delas, as equipes precisam cumprir provas e desafios para acumular pontos.

 

Além da RoboCup Brasil, a Petrobras apoia também dois eventos paralelos: a Olimpíada Brasileira de Robótica e a Mostra Nacional de Robótica. Assim como  a competição brasileira, eles são etapas da Robocup internacional, uma das maiores disputas internacionais do gênero.

 

As atividades do Desafio de Robótica Petrobras ocorrem até a próxima sexta-feira (15) sempre às três da tarde.

 

O último dia do evento é reservado para a premiação dos competidores.

 

Da Rede Nacional De Rádio em Brasília