Plano Nacional de Educação: avanços no setor são comemorados

Para incentivar estudantes de todas as séries e idades, bem como atingir as metas do PNE, o governo do Brasil tem lançado uma série de ações.

audio/mpeg 13-12-18 - SUZETTE CALDERON - PNE GOVERNO.mp3 — 1506 KB

Duração: 1:36s




Transcrição

Foi comemorado nesta quarta-feira, 12 dezembro, o Dia do Plano Nacional de Educação (PNE) instituído em 2009. Desde a Constituição Federal de 1988, o governo federal passou a ter obrigação de planejar o ensino, com o objetivo de oferecer uma Educação de qualidade para toda população brasileira. A data é celebrada em 2018 com avanços.

 

Para incentivar estudantes de todas as séries e idades, bem como atingir as metas do PNE, o governo do Brasil tem lançado uma série de ações. Medidas como a liberação de verba para ensino integral e programas como o Mais Alfabetização, que alcançou a marca de 3,1 milhões de estudantes beneficiados, foram criados no último ano para melhorar os índices e a qualidade da educação no país.

 

Por meio de um conjunto de 20 metas e mais de 250 estratégias do plano atual, vigente desde 25 de junho de 2014, são contemplados todos os níveis, modalidades e etapas educacionais, desde a Educação Infantil à Pós-Graduação.

 

Existem também diretrizes para incentivar e apoiar a formação docente e a gestão democrática nas instituições de ensino superior. De acordo com a lei vigente, o plano envolve responsabilidades compartilhadas entre União, estados e municípios, com metas que precisam ser cumpridas até 2024.