Governo reconhece situação de emergência em municípios de MG, RN e RS

O título foi dado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional para mais 255 cidades mineiras atingidas pelas fortes chuvas. Já no Rio Grande do Norte e no Rio Grande do Sul, o motivo foi a estiagem.

audio/mpeg 14-01-22 - É-NOTÍCIA - SITUACAO-DE-EMERGENCIA-MG-RS-E-RN.mp3 — 1452 KB

Duração: 1m32s




Transcrição

O Ministério do Desenvolvimento Regional, reconheceu, nesta sexta-feira (14), a situação de emergência de mais 255 municípios mineiros afetados por chuvas intensas, totalizando 362 nesta situaçao.

Até o momento, o Governo Federal já garantiu o repasse de aproximadamente R$ 48 milhões para o estado de Minas Gerais, um dos mais atingidos pelas fortes chuvas que ocorrem desde novembro do ano passado.

Além disso, o ministério tem acompanhado o monitoramento, junto aos órgãos responsáveis, da barragem da Usina Carioca, em Pará de Minas.

Já no Rio Grande do Norte e no Rio Grande do Sul, foi a estiagem que motivou o reconhecimento da situação de emergencia em sete municípios desses estados.

Os municípios gaúchos que obtiveram o status por conta de estiagem são Barão de Cotegipe, Dois Irmãos das Missões, Planalto e São José das Missões. Já no Rio Grande do Norte, estao em situaçao De emergencia Campo Grande, Patu e São Miguel do Gostoso.

Após a concessão do status pela Defesa Civil Nacional, os municípios atingidos por desastres naturais, seja estiagem ou chuva, podem solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional para atender à população afetada, restabelecer os serviços essenciais e reconstruir a infraestrutura danificada.

 

Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília, Lana Cristina