Brasil vai instalar novas usinas nucleares

O Ministério de Minas e Energia e o Centro de Pesquisas de Energia Elétrica celebraram, nesta semana, convênio de cooperação para estudar locais para implementação das novas usinas.

audio/mpeg 14-01-22 - ENERGIA NUCLEAR BRASIL.mp3 — 1816 KB

Duração: 1m34s




Transcrição

O Ministério de Minas e Energia e o Centro de Pesquisas de Energia Elétrica celebraram, nesta semana, convênio de cooperação para estudar locais para implementação de novas usinas nucleares no Brasil. 

 

 

O aumento da participação da fonte termonuclear na matriz energética brasileira é importante para reduzir os impactos das crises hídricas na geração de energia elétrica.

 

 

A cooperação deverá direcionar para a escolha mais eficiente dos novos sítios nucleares do País, considerando a projeção da demanda de energia, as necessidades socioambientais e a atração de novos investimentos para viabilizar a construção das usinas.

 

 

O MME tem buscado reforçar a importância da geração termonuclear no Brasil. O Plano Nacional de Energia 2050 estima uma expansão de 8 a 10 Gigawatts na oferta de energia nuclear nos próximos 30 anos. 

 

 

Além disso, como fonte de energia limpa e firme para a base das matrizes energéticas, a geração termonuclear vem ganhando cada vez mais espaço no mundo por conter o avanço do aquecimento global e seus impactos no meio ambiente.

 

 

O centro de pesquisa do CEPEL conta com a presença de pesquisadores e doutores de notório reconhecimento, além de fomentar o desenvolvimento de novos pesquisadores para o setor de energia elétrica.

 

Da Rede Nacional de Rádio em Brasília