Ministério da Cidadania celebra dois anos da nova Política Nacional sobre Drogas

Ação é baseada na prevenção, na inclusão social e no restabelecimento da saúde por meio da abstinência dos usuários e dependentes químicos.

audio/mpeg 14-04-2021 É NOTICIA - POLITICA DE COMBATE AS DROGAS.mp3 — 1850 KB

Duração: 1m58s




Transcrição

O Ministério da Cidadania celebra, nesta quarta-feira (14), os dois anos da nova Política Nacional sobre Drogas, aprovada em 11 de abril de 2019, com a assinatura de um decreto pelo presidente Jair Bolsonaro.

Concebida em conjunto pelos ministérios da Cidadania, da Justiça e Segurança Pública, da Saúde, e da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, a nova Política Nacional sobre Drogas é baseada na prevenção, na inclusão social e no restabelecimento da saúde por meio da abstinência dos usuários e dependentes químicos, não tendo mais a redução de danos como foco principal.

Por meio dela, é previsto também o fortalecimento das comunidades terapêuticas, que recebem incentivo social e financeiro por parte do governo federal.

A nova política se apoia nos conceitos de uma sociedade protegida do uso de drogas lícitas e ilícitas; o reconhecimento das diferenças entre o usuário, o dependente e o traficante de drogas; e o foco na abstinência por meio de ações e programas de cuidados, prevenção e reinserção social.

Além disso, busca integrar os entes da Federação, estimula cooperações nacionais e internacionais, e iniciativas públicas e privadas no fortalecimento da política, por meio de ações de redução de oferta e de demanda de drogas.

A Política Nacional sobre Drogas reconhece que os serviços relacionados ao uso indevido e à dependência precisam alcançar toda a população brasileira, principalente os mais vulneráveis, considerando ainda a prevenção ao tabagismo e ao uso de álcool e outras drogas na infância, na adolescência e na juventude.

Para isso, propõe a inclusão de conteúdos relativos à prevenção do uso de drogas lícitas e ilícitas, na educação básica, média e superior.

Da Rede Nacional De Rádio em Brasília