Comércio varejista apresenta quarta alta seguida no volume de vendas

Setor teve crescimento de 0,9% em abril, na comparação com março desse ano e, em relação a abril de 2021, o crescimento foi de 4,5%, segundo IBGE.

audio/mpeg 14-06-22 - E NOTICIA - ROBERTA LOPES - VENDAS COMERCIO.mp3 — 1530 KB

Duração: 1'37"




Transcrição

O volume de vendas do comércio varejista cresceu 0,9% em abril, na comparação com o mês de março. Essa é a quarta alta seguida do índice. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas.

 

Na comparação com o mesmo período de 2021, o crescimento foi de 4,5%. No acumulado do ano, o setor tem saldo positivo de 2,3%.

 

Entre os setores, os maiores crescimentos foram os de móveis e eletrodomésticos, com 2,3%, tecidos, vestuário e calçados, com 1,7%; e o de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, 0,4%.

 

E os setores que apresentaram queda no volume de vendas são equipamentos e material para escritório informática e comunicação (-6,7) e o de livros, jornais, revistas e papelaria (-5,6%) na comparação com março.

 

Na comparação com abril do ano passado, o comércio varejista avançou em cinco das oito atividades pesquisadas, sendo que o maior crescimento foi no setor de tecidos, vestuário e calçados (33,9%).

 

Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília, Roberta Lopes.