Semana Nacional de Trânsito começa na próxima sexta-feira

O tema definido oficialmente pelo Contran- Conselho Nacional de Trânsito, para a Campanha Educativa de Trânsito de 2020 é "Perceba o risco, proteja a vida"

audio/mpeg 14-09-2020_BOLETIM_SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO.mp3 — 2849 KB

Duração: 2m01s




Transcrição

A Semana Nacional de Trânsito é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. 

 

O tema definido oficialmente pelo Contran- Conselho Nacional de Trânsito,  para a Campanha Educativa de Trânsito de 2020 é "Perceba o risco, proteja a vida".

 

As Ações em todo o país são realizadas pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito com o objetivo de conscientizar motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas ou pedestres e chamar a atenção sobre os perigos no trânsito, bem como outros riscos à saúde do cidadão.

 

 

Em razão das medidas de isolamento social para enfrentamento da pandemia  do novo coronavírus, a Semana Nacional do Trânsito  realizada pelo DENATRAN será realizada  em formato digital e será denominada "O DENATRAN  na sua vida" e traz também o tema das Campanhas Educativas para este ano.

 

 

Ao final deste ano, será encerrada a Década de Ações pelo Trânsito Seguro, proposta pela ONU para o período 2011-2020. 

 

A Ação prevê que os países  se comprometeram a tomar medidas para prevenir os acidentes, que matam cerca de 1 milhão 250 mil pessoas por ano.

 

 

A realização da SEmana Nacional do Trânsito  2020 visa preservar vidas, por meio de ações de conscientização voltadas para educação, engenharia e fiscalização de trânsito, seguindo as recomendações contidas no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito, já que os acidentes no trânsito constituem uma das maiores causas de mortes no mundo.

 

 

O objetivo da Semana é conscientizar a população sobre a importância da mudança de atitude, evidenciando que cada um é responsável pela segurança de todos e, por isso, deve perceber os riscos e proteger a própria vida e a das demais pessoas  ao seu redor.