Obras da Ferrovia Norte-Sul estão devem ser concluídas em 2021

Considerada uma das principais no Brasil, a ferrovia é estratégica é interliga regiões facilitando o escoamento da produção brasileira

audio/mpeg 14-10-2020_BOLETIM_FERROVIA NORTE-SUL.mp3 — 1524 KB

Duração: 1m37s




Transcrição

As obras da Ferrovia Norte-Sul estão previstas para serem concluídas em 2021.

 

Considerada uma das principais no Brasil, a ferrovia é estratégica é interliga regiões facilitando o escoamento da produção brasileira.

 

 

Para acompanhar de perto o andamento das obras, representantes do Governo Federal percorreram durante quatro dias cerca de 680 quilômetros do trecho sul da ferrovia, que vai de Ouro Verde , em Goiás , onde está localizada a maior parte das obras, até Estrela d-Oeste , em São Paulo.

 

As obras estão sendo realizadas pela iniciativa privada. A concessionária Rumo venceu o leilão de concessão em 2019. O trecho concedido está situado entre Porto Nacional, em Goiás e Estrela D’Oeste , São Paulo.

 

São 1.537 quilômetros que estão divididos em dois tramos: o central, entre Porto Nacional (TO) e Anápolis (GO), com extensão de 855 quilômetros; e sul, abrangendo o trecho entre Ouro Verde de Goiás (GO) e Estrela D’Oeste (SP), com extensão de 682 quilômetros.

 

 

A concessionária Rumo é responsável pela exploração da infraestrutura e pela prestação do serviço público de transporte ferroviário, além de garantir a manutenção e conservação durante todo o período da concessão, de trinta anos.

 

 

Dentre as obras da Ferrovia Norte-Sul, está a construção de uma ponte sobre o rio Paranaíba, que vai conectar os estados de Goiás e Minas Gerais.