Inep abre período para preenchimento dos questionários do Saeb

Cerca de 70 mil escolas, distribuídas entre os 5.570 municípios brasileiros, participarão do Saeb neste ano.

audio/mpeg 14-10-2021_BOLETIM_SAEB.mp3 — 3111 KB

Duração: 2m13s




Transcrição

O INEP , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, abriu o período para preenchimento dos questionários do Saeb, Sistema de Avaliação da Educação Básica referente a  2021. 

 

 

Com isso, os secretários municipais e diretores das escolas já podem responder os formulários eletrônicos, por meio do Sistema Saeb. O prazo vai até 23 de dezembro.

 

Os questionários dos diretores abordam aspectos relacionados ao perfil e à experiência dos gestores escolares, além de contemplar as atividades desenvolvidas, os recursos disponíveis e a infraestrutura das escolas. No caso dos secretários, as perguntas se referem ao funcionamento das redes de ensino. 

 

Cerca de 70 mil escolas, distribuídas entre os 5.570 municípios brasileiros, participarão do Saeb neste ano. 

 

As escolas públicas   com mais de 10 alunos, de 5º e 9º ano do ensino fundamental e 3ª e 4ª série do ensino médio serão avaliadas em língua portuguesa e matemática. 

 

Também há uma amostra de escolas particulares e outra de escolas públicas e particulares do 2º ano do fundamental nestas disciplinas. O Saeb 2021 ainda avaliará o 9º ano ciências humanas e ciências da natureza de escolas públicas e particulares.

 

Nesta edição, a avaliação da educação infantil, que ocorreu de modo piloto em 2019, será por amostra , por meio de questionários eletrônicos aplicados aos secretários municipais de Educação, diretores e professores dessa etapa.

 

Entre 18 de outubro e 5 de novembro, o Inep agendará a aplicação dos testes e questionários em papel para professores e alunos das escolas que oferecem o 5º e o 9º ano do ensino fundamental e a 3ª ou a 4ª série do ensino médio. O contato será feito pela Fundação Cesgranrio, empresa aplicadora da avaliação. 

 

O Inep estima aplicar os testes e questionários para mais de 6 milhões de alunos. As provas do Saeb 2021 serão realizadas no período entre 8 de novembro e 10 de dezembro.

 

Da Rede Nacional de Rádioem Brasília