Ministério alerta para uso de antibióticos em animais

A ideia é o uso racional de antibióticos em animais, o aumento da compreensão da resistência a esse tipo de medicamento. O Ministério da Agricultura divulga medidas eficazes de higiene e prevenção de infecções em animais

audio/mpeg 14-11-18 - ROSAMELIA - SAUDE ANIMAL- VAL 18-11 VALE ESTE.mp3 — 1631 KB

Duração: 1m42s




Transcrição

Até o dia 18 de novembro, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento vai publicar no site www.agricultura.gov.br informes da Organização Mundial de Saúde Animal, alertando sobre a resistência aos antimicrobianos e o uso prudente e responsável de antibióticos em animais .

O slogan da campanha da Organização Mundial de Saúde Animal neste ano é “Precisamos de você – use antimicrobianos com cuidado”.

Entre as recomendações da organização aos criadores de animais, estão fortalecer a supervisão do uso por médicos veterinários; e realizar avaliação de risco para o uso de antimicrobianos como promotores de crescimento, além de reduzir o uso não terapêutico.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou neste ano o Plano de Ação Nacional para Prevenção e Controle da Resistência aos Antimicrobianos no âmbito da Agropecuária, o PAN-BR AGRO.

Com duração inicial de cinco anos, o plano estimula o uso racional de antibióticos em animais, aumenta a a conscientização e a compreensão a respeito da resistência a esse tipo de medicamento, e divulga medidas eficazes de higiene e prevenção de infecções nos animais, entre outras .