Ibama identifica em MG criação ilegal de javalis e javaporcos

Laticínio sem registro no órgão de defesa sanitária também fabricava produtos derivados de leite de búfalas. Foram encontrados indícios de abate clandestino na propriedade para venda no comércio local.

audio/mpeg 15-09-2021_BOLETIM_IBAMA CRIAÇÃO ILEGAL DE ANIMAIS SELVAGENS.mp3 — 2604 KB

Duração: 1m50s




Transcrição

O Ibama , Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, o ICMBio, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e o Instituto Mineiro de Agropecuária identificaram, em Minas Gerais ,  uma criação ilegal de javalis e javaporcos e um laticínio sem registro no órgão de defesa sanitária que fabricava produtos derivados de leite de búfalas. Também foram encontrados indícios de abate clandestino na propriedade para venda no comércio local.

 

 

O laticínio foi interditado e cerca de 300 Kg de produtos lácteos e 50 quilos de carne de suídeos foram apreendidos e destruídos. Os 32 javalis e javaporcos que estavam sendo criados de maneira semiextensiva na propriedade, com alto risco de fuga foram apreendidos. O proprietário foi notificado a realizar o abate sanitário, de acordo com as orientações do instituto Mineiro Agropecuário.

 

 

A ação foi realizada na região do Parque Nacional da Serra do Cipó e da Área de Proteção Ambiental Morro da Pedreira, a 143 km de Belo Horizonte e aconteceu entre os dias 3 e 9 de setembro. 

 

A Operação, chamada de Aruana Independência, tinha como objetivo orientar turistas e residentes sobre os regramentos da unidade de conservação, em especial sobre a proibição de acessar o Parque em motocicletas, carros ou em animais de montaria.

 

 

A APA Morro da Pedreira é uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável que circunda todo o Parque Nacional da Serra do Cipó e possui diferentes zonas de ordenamento e uso. A Operação Aruana teve foco prioritário na Zona de Vida Silvestre, em que é necessária autorização do ICMBio para qualquer intervenção pretendida.

 

Da Rede Nacional de Rádio em Brasília