Governo Federal retomou os serviços de dragagem no rio Madeira

A dragagem visa garantir a navegação segura das embarcações, contribuindo para o escoamento de produtos e o abastecimento de insumos para as regiões Norte e Centro-Oeste

audio/mpeg 16-07-2020_BOLETIM_RIO MADEIRA.mp3 — 1527 KB

Duração: 1m04s




Transcrição

O Governo Federal retomou os serviços de dragagem no rio Madeira devido à  estiagem, em Porto Velho, Rondônia.

 

A dragagem visa garantir a navegação segura das embarcações, contribuindo para o escoamento de produtos e o abastecimento de insumos para as regiões Norte e Centro-Oeste do país. 

 

A hidrovia do rio Madeira transportou mais de 9 milhões de toneladas de carga em 2019, segundo dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários, um crescimento de mais de 8% sobre o ano de 2018.

 

 

O rio Madeira é um dos principais eixos logísticos do norte do país e integra o Arco Norte, região que compreende os estados do Acre, Rondônia, Amazonas, Pará, Mato Grosso e Tocantins.

 

 

Pelo rio Madeira é feito  o escoamento de produção agrícola, principalmente soja e milho do Mato Grosso e Rondônia, e também de insumos como combustíveis e fertilizantes, com destino a Porto Velho e Manaus, além de alimentos e produtos produzidos na Zona Franca de Manaus.