Ministério da Saúde convoca as pessoas de 20 a 49 anos a se vacinarem contra o sarampo

Imunização pode ser feita até 31 de outubro em todo o país

audio/mpeg 16-09-20 ADALTO GOUVEIA VACINAÇÃO SARAMPO.mp3 — 1008 KB

Duração: 1m28s




Transcrição

O Ministério da Saúde ampliou a vacinação contra o sarampo, da população de 20 a 49 anos, para até 31 de outubro, em todo o país.

Nesta quarta etapa da Mobilização Nacional de Vacinação contra o Sarampo, a população-alvo nesta faixa-etária totaliza mais de 90 milhões de pessoas.


A principal medida de prevenção e controle do sarampo é a vacinação, disponível durante todo o ano na rotina de vacinação dos serviços de saúde do país.

Para viabilizar a estratégia de vacinação, foram enviadas mais de 4 milhões de doses da vacina, além do quantidade suficiente  para o atendimento de rotina.


O Ministério da Saúde tem alertado a população quanto à importância da vacinação contra o sarampo, mesmo com a pandemia da Covid-19 em evidência no país.

O sarampo é uma doença grave e de alta transmissibilidade. Uma pessoa pode transmitir para até 18 outras pessoas. A disseminação do vírus ocorre por via aérea ao tossir, espirrar, falar ou respirar.


A vacinação contra o sarampo é uma estratégia do Ministério da Saúde para interromper a transmissão e eliminar a circulação do vírus no Brasil.