Após 7 meses fechada devido a pandemia, fronteira entre Brasil e Paraguai é reaberta

Um dos pontos onde a circulação foi liberada é a Ponte da Amizade, que liga Foz do Iguaçu , no Paraná , e a Cidade do Leste, no Paraguai.

audio/mpeg 16-10-2020_BOLETIM_PONTE DA AMIZADE.mp3 — 1235 KB

Duração: 1m19s




Transcrição

Após quase sete meses fechada, foi reaberta nesta quinta-feira (15) a fronteira entre o Brasil e o Paraguai. 

 

A medida faz parte do processo gradual de abertura de fronteiras, que estavam bloqueadas devido  a pandemia do novo coronavírus. 

 

Um dos pontos onde a circulação foi liberada é a Ponte da Amizade, que liga Foz do Iguaçu , no Paraná , e a Cidade do Leste, no Paraguai.

 

 

Fruto de um acordo entre os Presidentes do Brasil, Jair Bolsonaro, e do Paraguai, Mario Abdo Benitez, os países vão  levar em conta os protocolos sanitários contra a Covid-19.

 

 

Os outros trechos abertos são os que ligam Ponta Porã a Pedro Juan Caballero, e Mundo Novo  a Saltos del Guaira.

 

 

De acordo com comunicado conjunto dos governos do Brasil e do Paraguai, divulgado pelo Ministério de Relações Exteriores, a iniciativa busca reativar o comércio entre os dois países conhecido pelo turismo de compras. 

 

Nesta primeira etapa, a liberação será com horário regulamentado e seguindo os protocolos sanitários adotados pela legislação vigente de cada país, evitando os riscos de contaminação e disseminação do novo coronavírus.