Antaq lança edital de concessão da Codesa
17-01-2021_BOLETIM_PRIVATIZAÇÃO CODESA.mp3
— 1886 KB
Duração: 1m20s
Transcrição
A Antaq, Agência Nacional de Transportes Aquaviários, lançou o edital de licitação Codesa, Companhia Docas do Espírito Santo .
O contrato de concessão terá vigência de 35 anos, prorrogável por mais cinco anos, e tem previsão de R$ 334 milhões de reais em investimentos privados, além de aproximadamente R$ 1 bilhão de reais para custear as despesas operacionais.
Com a aprovação, fica previsto para esta semana a formalização do edital pelo BNDES no Diário Oficial da União e para março a realização do leilão na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo.
A concessão abrange a administração do porto e a exploração indireta das instalações dos portos organizados de Vitória e Barra do Riacho.
Devem ser gerados mais de 15 mil empregos diretos e indiretos ao longo do contrato de arrendamento.
Com a desestatização da Codesa, a expectativa é que o Porto de Vitória dobre a movimentação de cargas de 7 milhões de toneladas para 14 milhões de toneladas por ano.
Para o terminal portuário de Barra do Riacho, a expectativa é a exploração de novas áreas, pois 522 mil metros quadrados, de um total de 860 mil metros quadrados, são para projetos novos.
Da Rede Nacional de Rádio em Brasília