Inmetro divulga dicas para compra segura de material escolar

Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia publicou lista com 25 produtos certificados com Selo de Identificação de Conformidade

audio/mpeg 18-01-22 - E NOTICIA - DICAS INMETRO MATERIAL ESCOLAR.mp3 — 1735 KB

Duração: 1m38s




Transcrição

O Inmetro, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, divulgou dicas para tornar a compra de material escolar mais segura na volta às aulas.

Primeiro, é importante checar se o produto possui o Selo do Inmetro.

O selo indica que o produto atende as regras de segurança que vão ajudar a evitar acidentes com crianças.

A presença do selo comprova que o produto atende a requisitos mínimos de segurança, ou seja, o produto não possui bordas cortantes, pontas perigosas e nem substâncias tóxicas que podem ser ingeridas ou inaladas.

O Selo deve ser afixado na embalagem ou diretamente no produto.

Quando o material é vendido a granel, a embalagem com o Selo do Inmetro deve estar próxima ao produto.

Itens vendidos por plataformas digitais também devem exibir o selo.

Outra dica é que o consumidor deve prestar atenção na hora de finalizar a compra, exigindo a nota fiscal, que é a comprovação de origem do produto.

No site gov.br/inmetro, você pode conferir a lista de 25 artigos escolares que foram certificados pelo Inmetro e devem trazer o Selo de Identificação de Conformidade.

No site, também é possível denunciar irregularidades. A Ouvidoria do Inmetro também recebe denúncias e esclarece dúvidas dos consumidores pelo número 0800 285 1818. O canal de atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 9 da manhã às 5 da tarde.

Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília, Ana Pimenta