Wi-Fi Brasil vai levar conectividade às 23 estações de trens em Natal

Pontos de acesso vão levar internet gratuita de banda larga aos usuários das estações da capital do Rio Grande do Norte, além dos municípios de Parnamirim, Extremoz e Ceará-Mirim, que integram a Grande Natal.

audio/mpeg 18-01-22 - E NOTICIA - WIFI BRASIL.mp3 — 1401 KB

Duração: 1m30s




Transcrição

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, inaugurou, nessa segunda-feira (17), em Natal , no Rio Grande do Norte,, uma parceria inédita no âmbito do programa Wi-Fi Brasil, para levar conectividade às 23 estações do sistema de trens urbanos da Companhia Brasileira de Trens Urbanos.

Os pontos de acesso vão levar internet gratuita de banda larga aos usuários das estações da capital, além dos municípios de Parnamirim, Extremoz e Ceará-Mirim, que integram a Grande Natal.
O ministro Fábio Faria informou que cerca de nove mil pessoas passam pelas estações e o governo federal estuda colocar também pontos de internet nos trens . A CBTU em Natal opera cerca de 56 quilômetros de linha, atendendo a quatro municípios.
As antenas recebem o sinal enviado pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas, equipamento brasileiro que fica na órbita da Terra a 36 mil quilômetros de distância.

No Rio Grande do Norte já foram instalados 508 pontos de inclusão digital por meio do Wi-Fi Brasil, levando conexão em alta velocidade para 114 municípios potiguares. O benefício chega agora a localidades sem cobertura de internet, visto que 80% das antenas estão ativas em zonas rurais, 297 deles em escolas públicas, 36 em Unidades de Saúde e sete em assentamentos.

Da rede Nacional de rádio em Brasília