MS começa a enviar mensagens para participantes da PrevCov

Pesquisa irá mostrar o comportamento da Covid-19 em território nacional, vai contar com a participação de 211.129 brasileiros, em mais de 62 mil domicílios de 274 municípios.

audio/mpeg 18-05-2021_BOLETIM_ PESQUISA COMPORTAMENTO COVID.mp3 — 2357 KB

Duração: 1m40s




Transcrição

O Ministério da Saúde começou a enviar, nesta semana, mensagens via WhatsApp e SMS aos selecionados para a Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil, a PrevCov.

O estudo, que irá mostrar o comportamento da Covid-19 em território nacional, vai contar com a participação de 211.129 brasileiros, em mais de 62 mil domicílios de 274 municípios.

Os selecionados para a PrevCov participaram da Pnad Covid-19, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, realizada no ano passado pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Vale lembrar que, nos contatos feitos para a pesquisa nenhum dado do participante é solicitado.

Após a mensagem, dias depois, a central ligará para o selecionado confirmando sua participação e fará uma breve entrevista.

Depois, o pesquisador vai até a casa do participante com identificação para a coleta de sangue.

Os participantes do estudo serão testados para identificar a presença de anticorpos do tipo IgG para a Covid-19, apontando quem já foi contaminado ou desenvolveu imunidade após a vacinação.

Os participantes terão acesso ao resultado de seu exame.

O Ministério da Saúde divulgará os resultados da pesquisa em documentos técnico. A previsão de conclusão é para setembro deste ano.
 
Mais informações sobre a pesquisa podem ser consultadas na Ouvidoria do SUS, por meio do número 136.

Da Rede Nacional de Rádio em Brasília