Petrobras atua no treinamento de colaboradores , servidores e militares no esforço para retirar óleo das praias do Nordeste
18-11-19 - JOSE CARLOS - TREINAMENTO.mp3
— 1714 KB
Duração: 1m49s
Transcrição
Como parte da atuação no apoio às operações de limpeza do litoral atingido por manchas de óleo, a Petrobras está promovendo cursos de treinamento de colaboradores, servidores e militares no esforço emergencial de resposta em praias, costões rochosos e manguezais.
As turmas são integradas por participantes da Marinha do Brasil e Exército Brasileiro, Ibama, ICMBio, órgãos estaduais e secretarias municipais de Meio Ambiente, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Guardas Municipais.
A previsão da companhia é capacitar 1.200 civis e militares em sete dias para a limpeza do óleo nas praias.
O principal objetivo dos treinamentos é compartilhar informações e instruções técnicas seguras para que os treinados se tornem “multiplicadores de conhecimento” e possam aumentar a precisão de atuação nos locais atingidos pelo óleo.
Segundo a companhia, foram treinados cerca de 700 militares em duas embarcações da Marinha e outros 200 nas praias onde a companhia está atuando diretamente nas limpezas.
As próximas turmas programadas incluem um total de 300 participantes, entre civis e militares.
Para a capacitação dos colaboradores, a Petrobras fornece material didático digital e instruções presenciais, com foco em questões de segurança, técnicas de intervenção, limpeza manual e mecanizada, e conceitos básicos de gestão emergencial de resíduos.
Os treinados também recebem explicações sobre as propriedades físico-químicas de óleos pesados e conceitos de desintegração e decomposição, importantes para definição da melhor estratégia de atuação na limpeza das áreas atingidas.