Petrobras atua no treinamento de colaboradores , servidores e militares no esforço para retirar óleo das praias do Nordeste

Foram treinados cerca de 700 militares em duas embarcações da Marinha e outros 200 nas praias.

audio/mpeg 18-11-19 - JOSE CARLOS - TREINAMENTO.mp3 — 1714 KB

Duração: 1m49s




Transcrição

Como parte da atuação no apoio às operações de limpeza do litoral atingido por manchas de óleo, a Petrobras está promovendo cursos de treinamento de colaboradores, servidores e militares no esforço emergencial de resposta em praias, costões rochosos e manguezais.

 

As turmas são integradas por participantes da Marinha do Brasil e Exército Brasileiro, Ibama, ICMBio, órgãos estaduais e secretarias municipais de Meio Ambiente, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Guardas Municipais.

 

A previsão da companhia é capacitar 1.200 civis e militares em sete dias para a limpeza do óleo nas praias.

 

O principal objetivo dos treinamentos é compartilhar informações e instruções técnicas seguras para que os treinados se tornem “multiplicadores de conhecimento” e possam aumentar a precisão de atuação nos locais atingidos pelo óleo.

 

Segundo a companhia, foram treinados cerca de 700 militares em duas embarcações da Marinha e outros 200 nas praias onde a companhia está atuando diretamente nas limpezas.

 

As próximas turmas programadas incluem um total de 300 participantes, entre civis e militares.

 

Para a capacitação dos colaboradores, a Petrobras fornece material didático digital e instruções presenciais, com foco em questões de segurança, técnicas de intervenção, limpeza manual e mecanizada, e conceitos básicos de gestão emergencial de resíduos.

 

Os treinados também recebem explicações sobre as propriedades físico-químicas de óleos pesados e conceitos de desintegração e decomposição, importantes para definição da melhor estratégia de atuação na limpeza das áreas atingidas.