Mercosul: Temer faz balanço dos trabalhos do bloco

Em artigo publicado no Jornal o Estado de São Paulo, o presidente Michel Temer disse o bloco está novamente no rumo certo, restaurado, fortalecido

audio/mpeg 18-12-18 - ROSAMELIA - ARTIGO TEMER MERCOSUL 1 - VAL 18-12.mp3 — 1400 KB

Duração: 1m16s




Transcrição

Em artigo publicado no Jornal o Estado de São Paulo, o presidente Michel Temer, que participa hoje da cúpula do Mercosul, em Montevidéu, no Uruguai, disse o bloco está novamente no rumo certo, restaurado, fortalecido.


De acordo com o presidente, o Mercosul concluiu dois acordos de grande relevo. O primeiro, na área de investimentos, amplia a segurança jurídica e aprimora as condições para quem quer empreender. O segundo, no setor de compras públicas, multiplica oportunidades para empresas brasileiras nos países vizinhos e aumenta a competição em licitações no Brasil, reduzindo despesas para o governo.

Michel Temer destacou ainda que os entendimentos com a União Européia continuam e que, nesta cúpula de Montevideu, o Mercosul vai estreitar os laços comerciais com a União Econômica Euroasiática, que engloba Rússia, Casaquistão, Quirguistão, Armênia e Belarus.

O presidente enfatizou ainda que os países do bloco honraram a dimensão democrática fundamental do bloco. Diante da ruptura da ordem democrática na Venezuela, o país foi suspenso do exercício de integração.