Será lançado hoje o Projeto Plantando Águas para o Rio São Francisco

A ação busca atrair investimentos privados para ações de revitalização na bacia do ‘Velho Chico´ e de recuperação de áreas degradadas

audio/mpeg 18-12-2020_BOLETIM_DIAMANTINA - PROJETO PLANTANDO ÁGUA PARA O RIO SÃO FRANCISCO .mp3 — 1434 KB

Duração: 1m31s




Transcrição

Será lançado nesta sexta-feira, em Diamantina, Minas Gerais , o Projeto Plantando Águas para o Rio São Francisco.

 

 A ação busca atrair investimentos privados para ações de revitalização na bacia do ‘Velho Chico´ e de recuperação de áreas degradadas. 

 

 

O Projeto conta com a parceria institucional do ministério do Desenvolvimento Regional junto ao Governo de Minas Gerais. 

 

 

Uma das primeiras ações será o plantio de espécies nativas em reserva da Companhia de Saneamento de Minas Gerais .

 

 

Além disso, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) vai anunciar a abertura de licitações para dois novos projetos: a recuperação ambiental nas bacias dos rios Verde e Jacaré, na Bahia.

 

A iniciativa vai contemplar 22 nascentes com previsão de plantio de 1.350 mudas; e ações de recuperação hidroambiental em 50 microbacias em Minas Gerais, beneficiando 115 municípios com a construção de barraginhas, proteção de nascentes e readequação de estradas.

 

 

O governo federal  anuncia, ainda, apoio aos estados de Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Pernambuco e ao Distrito Federal para elaboração de estudos e projetos de revitalização de bacias hidrográficas e áreas degradadas e ações de segurança hídrica. 

 

O investimento federal nas ações será de R$ 8 milhões e 500 mil reais a serem repassados ainda neste ano.