Linha 132 atendeu 24,7 mil ligações de maio a dezembro de 2021

Serviço é uma parceria entre o Ministério da Cidadania e a organização Narcóticos Anônimos para acolhimento de usuários de drogas e familiares

audio/mpeg 19-01-22 - E NOTICIA - BALANÇO CANAL 132 DROGAS.mp3 — 1311 KB

Duração: 1m15s




Transcrição

O Ministério da Cidadania e a organização Narcóticos Anônimos divulgaram um balanço do serviço de atendimento por telefone a usuários de drogas.

A Linha 132 do Narcóticos Anônimos funciona em parceria com o Ministério da Cidadania, e atendeu 24 mil e 700 ligações entre maio e dezembro de 2021.

A população de todo o país pode ligar gratuitamente para o Narcóticos Anônimos e obter orientações e informações sobre serviços públicos disponíveis e caminhos para a recuperação de problemas causados pelo uso de drogas. Ao todo, 78 plantonistas fazem o atendimento por telefone.

Grande parte das pessoas atendidas é de dependentes químicos em potencial e familiares de pessoas com dependência em busca de canais de atendimento e acolhimento.

A pessoa que liga é encaminhada para grupos presenciais, reuniões virtuais, sites especializados e reuniões abertas e serviços de outras entidades que realizam cuidados e prevenção às drogas.

O serviço funciona 24 horas por dia, nos sete dias por semana. A ligação é de graça, e seu nome será mantido em sigilo.