Brasil anuncia fim de visto para americanos, canadenses, japoneses e australianos

O Decreto apresentado pelo Ministério do Turismo tem como objetivo ampliar o número de turistas estrangeiros no país.

audio/mpeg 19-03-19 - SUZETTE CALDERON - VISTO BRASIL - VAL 31-03.mp3 — 1492 KB

Duração: 1:35s




Transcrição

 

 

Foi publicado nesta segunda-feira, dia 18 de março, no Diário oficial da União, Decreto que concede isenção de vistos para cidadãos americanos, australianos, canadenses e japoneses que desejam conhecer o Brasil. O Decreto 9.731 com a medida foi publicado em Edição Extra do Diário Oficial e passa a valer em 90 dias. Assim, viajantes dos quatro países considerados estratégicos poderão entrar no país, a partir do dia 17 de junho.

 

O Decreto apresentado pelo Ministério do Turismo tem como objetivo ampliar o número de turistas estrangeiros no país. De acordo com o texto, o benefício contempla visitantes que possuem passaporte válido com viagens para fins de turismo de lazer e de negócios, realização de atividades artísticas ou desportivas ou em situações excepcionais por interesse nacional. A iniciativa é válida também para turistas em trânsito no Brasil.

 

A expectativa do Ministério do Turismo é de que a medida contribua para que o país atinja a marca de 12 milhões de visitantes estrangeiros até 2022 contra os atuais 6, 6 milhões. A meta estabelecida pelo Plano Nacional de Turismo 2018-2022 tem como objetivo reduzir o déficit cambial do setor que, apenas em 2017, ficou em US$ 13,2 bilhões.

 

Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília, Suzette Calderon