Trabalhadores rurais interessados em se aposentar não precisam recorrer aos sindicatos

A partir desta quarta-feira, dia 20 de março, os trabalhadores poderão se dirigir diretamente às agências do INSS, onde preencherão uma autodeclaração de exercício de atividade rural.

audio/mpeg 20-03-19 - SUZETTE CALDERON - TRABALHADORES RURAIS - VAL INDT.mp3 — 2037 KB

Duração: 1:05s




Transcrição

Os trabalhadores rurais interessados em se aposentar não precisarão mais recorrer aos sindicatos para obter a declaração de atividade rural, documento necessário para dar entrada no pedido. A partir desta quarta-feira, dia 20 de março, os trabalhadores poderão se dirigir diretamente às agências do INSS, onde preencherão uma autodeclaração de exercício de atividade rural.


Não será necessário que a autodeclaração seja ratificada por entidades públicas credenciadas pelo Pronater, o Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária, ou por qualquer outro órgão público. O procedimento é integralmente gratuito.


A simplificação das regras de comprovação da atividade rural foi determinada pela Medida Provisória número 871, publicada em 18 de janeiro deste ano. A intenção do governo é melhorar a gestão do INSS, combater fraudes e irregularidades, e reduzir os gastos com o pagamento de benefícios indevidos.

 

Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília, Suzette Calderon